Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Mota, Carlos


Mota, Carlos
Carlos Mota, embora brasileiro, teve mais histórias de sua autoria publicadas na Holanda, Finlândia e Noruega, por exemplo, do que no Brasil. Apesar disso, seu traço acurado e seu capricho e detalhismo é muito apreciado pelos fãs Disney nacionais.

"Namoro Via Internet" (Revista Pato Donald, No. 2.191, de 2000). No exemplo acima, com roteiro de Fabrício Grellet, uma das primeiras histórias desenhadas por Carlos e publicadas no Brasil, estrelada pela Margarida. Aqui observamos que o estilo de Mota tem um certo aspecto "italianado".

"Pedrão E O Pé De Jaca" (Revista Zé Carioca, No. 2.175, de 2001). Neste outro exemplo, com roteiro de Paulo Edson de Moura, o traço de Carlos Mota nesta histórica com Zé Carioca, já parece mais calcado no estilo de Euclides Miyaura, o Chin.

"Fuzuê Na Floresta" (Revista Pato Donald, No. 2.391, de 2011). Nesta história acima, com roteiro de Gorm Transgaard, estrelada pelo Donald, podemos observar uma qualidade de desenho que, agora sim, nos remete ao puro traço de Barks. No entanto, em termos de cenários, Mota consegue ser mais detalhista do que o Grande Mestre Carl.

"Capa - Pluto" (Revista Pluto, No. 7, de 2006); "Capa - A melhor Aventura Dos Últimos 125" (Revista Mickey, No. 810, de 2010). Finalizando, duas capas espetacularmente desenhadas por Mota. A primeira, com Mickey e Pluto, baseada numa idéia de Fernando Ventura e a segunda com Mickey e Pateta, baseada numa idéia de Paulo Maffia. Como podemos ver, pelo segundo exemplo, Carlos Mota apesar de trabalhar para a Europa, ainda brinda os seus fãs brasileiros com, pelo menos, algumas capas. Mas sabemos que sua vontade era produzir muito mais para o mercado nacional. Assim esperamos que ocorra um dia!

Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Apoio Técnico: Claudio Jurischka e Paulo Ricardo A. Montenegro
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.